Depressão: descubra como pedir os benefícios do INSS!

Se está com depressão você tem direito ao auxílio-doença e, em casos mais graves, pode pedir até aposentadoria por invalidez!

Direito Previdenciário

Você está passando por um momento delicado e precisa se afastar do trabalho para fazer o tratamento da depressão… Então, como pedir os benefícios do INSS?

Para ter direito, é necessária a realização da perícia no INSS. A depressão é de difícil avaliação e o perito deverá analisar vários fatores que na maioria das vezes não são visíveis.

A depressão é uma doença mental que causa incapacidade psíquica, infelizmente, a depressão apresenta números alarmantes e tem sido a causa de baixo rendimento no trabalho, muitas vezes gerando o afastamento.

É possível que a cobrança de metas excessivas, assédio moral, incentivo exacerbado à competitividade, jornadas exaustivas e ameaças constantes de demissão, por exemplo, podem levar aos problemas de saúde.

Assim, para a aprovação do auxílio-doença, você deve estar em dia com a Previdência Social e atender aos requisitos da qualidade de segurado.

Depois de agendar no telefone 135 ou no aplicativo Meu INSS, você terá de passar pela perícia médica, para que seja constatada a incapacidade temporária.

Como identificar a depressão?

O DSM-V é um manual de diagnóstico de doenças mentais usados por grande parte dos médicos psiquiatras e psicólogos para identificar os principais sintomas dos transtornos mentais.

Veja alguns sintomas de depressão, temos:

  • Humor deprimido na maioria dos dias, por observação de terceiros;
  • Acentuada diminuição do prazer, redução do interesse em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias;
  • Perda ou ganho de peso acentuado sem estar em dieta; 
  • aumento ou diminuição do apetite;
  • Insônia ou hipersônia quase todos os dias;
  • Agitação ou retardo motor;
  • Fadiga e perda de energia quase todos os dias;
  • Sentimento de inutilidade, culpa excessiva ou inadequada;
  • Capacidade diminuída de pensar ou, com frequência, de se concentrar;
  • Pensamentos de morte recorrente, ideação suicida recorrente sem um plano específico.

A identificação desses sintomas facilita a classificação da depressão, mas, como vimos, para se ter acesso ao benefício da Previdência Social, você deverá ser submetido à perícia médica do INSS.

O afastamento do trabalho em razão da depressão tem sido muito frequente, em especial, devido às más condições de trabalho e o modo de vida da sociedade contemporânea.

Por isso, você pode ter direito aos benefícios do INSS.

Comentários

As mais lidas

Como ficou a Aposentadoria Rural?

Justiça Federal concede Aposentadoria Rural, mesmo com contrato de comodato recente

Banco é condenado em 15 mil reais por empréstimo não solicitado